#4 Como se escreve agora? (ERA)

Olá a todas! Hoje o assunto é sobre a escrita! É preciso não dar erros e portanto convém saber as novas regras do acordo. Eu penssei em escrever todas as regras num post mas reparei que eram muitas, então vou abreviar explicaões e se quiseres ver as regras na íintegra clica no link no fim do post!

 

12_43980006_large

 

Alfabeto- Tem agora 26 letras pois o "k", o "w" e o "y" já são integrantes.

 

Em minúsculas- Agora os dias da semana, os meses e os pontos cardeais escrevem-se em minúscula

 

Indeferentemente- Obras, livros, formas de tratamentos, disciplinas e espaços públicos podem agora escrever-se em minúscula ou maiúscula (Anjos e Demónios- anjos e demónios, Exmo- exmo, História- histórias, Avenida da Igreja- avenida da igreja)

 

Consoantes mudas desaparecem- Nas palavras com sequências consonânticas, desaparece a muda ou não articulada (leccionar-lecionar, acção-ação, actor-ator, depcionante-dececionante, adopção-adoção,  Egipto-Egito)

 

Duas grafías- Em palavra com as duas formas de pronúncia (característica pronunciando o "c" ou não), podem escrever-se das duas maneiras.

 

Acentos gráficos em palavras graves- Vão ser suprimidos, ficando crêem em creem (por exemplo). Deixa de haver o acento para distinguir palavras homógrafas logo, para (preposição) e para (verbo) entre outras palavras, só se distinguem pelo contexto. Também se suprime o acento no diptongo "oi" (esteróide-esteroide)

 

Hífen- O hífen desaparece nas formações por prefixação e recomposição em que o prefixo acaba em vogal e a outra palavra começa po "r" ou "s" (ati-religioso_antirreligioso), por uma vogal diferente a essa (agro-industrial_agroindustrial), mantém-se o hífen se uma palavra acabar numa vogal e a outra começar nessa mesma vogal e elimina-se o hífen nas uniões da preposião "de" com o verbo "haver".

 

Vê as dicas detalhadas aqui! Se quiseres, usa o converssor do novo acórdo ortográfico da Porto Editora.

 

Espero que estas dicas tenham sido úteis!

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Daniela às 17:55 link do post | comentar | favorito