Não ao Tabaco!

Olá! Como vocês sabem, o blog tem estado meio suspenso mas como não quis que perdessem o interesse vou tentar fazer alguns posts aqui e ali... Agora que acabei os trabalhos todos e já estudei um bom bocado arranjei um tempinho para postar. Hoje vou falar sobre o Tabaco. Vai ser um post MUITO comprido por isso não deisistas de ler tudo e não vou pedir desculpas pela extenção porque é muito importante.

 

Eu sei que muitas meninas acham esse vício "glamouroso" e "chique" ou até "na moda". E acreditem, nas fotos até pode parecer muito bonito mas vejam só isto:

 

 

 

Realmente glamoroso não acham? Não, mesmo! E claro, há aquelas desculpas esfarrapadas do "eu fumo porque fumar faz emagrecer". Bem, um estudo americano com mais de 1500 pessoas provou que muito pelo contrário, fumar está muitas vezes relacionado com obesidade devido  a falta de movimento. Fumar pode emagrecer? Claro, esses viciados maníacos escanzelados fumam e emagreceram sabem como? Deixaram de ter dinheiro para por a comida na mesa, por isso sim, fumar emagrece, queres emagrecer assim? Também não me parece.

 

Fumar pode não emagrecer mas sabem o que faz ficar mais pequenino? Cada um dos teus pulmões. Estudos de universidades privilegiadas comprovam que, o fumador tem menos capacidade física, quebras na respiração e dificuldades problemáticas como por exemplo: cancro da boca, cancro da pele, cancro dos pulmões, podridão dos dentes, pouca reacção, falhas nos reflexos rápidos (que passam a ser reflexos lentos), micoses nas unhas, mau hálito, perda de brilho no cabelo, queda de cabelo, tumores malignos, problemas cardíacos... Querem que eu continue a lista?

 

Todos nos sabemos o quão importante é a atmosfera e isso tudo e achamos: "oh! como se fosse possivel melhorar um ambiente por causa dos meus cigarros". E claro, fumar não é a maior causa mas tudo conta e se ninguém fumasse estaríamos bem melhor!

 

Segundo alguns "O fumador é eternamente jovem". Bem, não sei quem disse isto, mas quem quer que seja estava sob o efeito de uma droga muito pesada. O fumador não fica só de idade reduzida (na maior parte dos casos não chega aos 70 anos e em casos graves, nem aos 50) como também fica de espírito mais baixo ou seja, sem jovialidade. Isto porque o tabaco contêm productos laxantes  mas com o passar do tempo, o nosso cérebro fica tão habituado e tão viciado que quer mais e por isso deixa de conseguir ter espirito para outras coisas, deixa de ter paciência e deixa de ter preocupações.

 

Outro grande problema de fumar são os fumadores secundários. Aqueles que apanham com o fumo sem querer. Que podemos nós fazer? Aprentemente nada. Os fumadores não se prejudicam como têm também actitudes anti-sociais, prejudicando aqueles que supostamente amam. Consequentemente nós acabaremos com problemas pulmonares, falta de reflexos, falta de jovialidade e redução da esperança de vida. Mesmo giro não é? Não só querem destruir-se como também a humanidade! Realmente fumar é o máximo, eu que o diga!

 

Se tudo isto que eu estou a aescrever ainda não convenceu os fumadores então vejam os vossos pulmões e comparem_:

 

Há uma LIGEIRA diferença, certo? E só para teres uma ideia: Há duas vezes mais o número de moretes de fumadores do que de não fumadores...

Há quem acha que não fuma porque mastigas as tão famosas pastilhas de nicotina... Técnicamente não fuma porque não suga o fumo mas faz pior! O "fumador" de pastilhas absorve 3 vezes mais nicotina do que um fumador normal que já absorve demasiada! Estas pastilhas aceleram todos os problemas ditos ao princípio como também a "podridão" dos pulmões. Eis outra escolha inteligente, não é?

 

Ainda não estão convencidas? Pois então vejam as porcentagens:

 

- O cigarro é responsável por 75% dos casos de enfisema

 

- É responsável por 25% dos casos de ataques cardíacos agudos

 

- A mulher que começa a fumar antes dos 17 está predisposta a uma menopausa precoce

 

- O homem que fuma antes dessa idade está predisposto á impotência

 

- Os fumadores têm 10 vezes mais chances de adoecer com cancro do pulmão

 

- Têm 5 vezes mais hipóteses de terem bronquite aguda ou infarto

 

- Têm 2 vezes mais de chances de terem um derrame cerebral

 

Se ficaste sensibilizada e quiseres de parar de fumar agora, vê os efeitos a curto, medio e longo prazo:

 

- Após 20 minutos a tua pressão sanguinea e pulsação voltam ao normal

 

- Após 2 horas ficas sem nicotina no sangue

 

- Após 8 horas o nivel de oxigénio no sangue volta ao normal

 

- Após 2 dias o olfacto e o paladar ficam melhor apurados

 

- Após três semanas a respiração é mais fácil e a circulação melhora

 

- Após 5 ou 10 anos o teu corpo vai ser igual ao de quem nunca fumou

 

 

 

           

publicado por Daniela às 18:18 link do post | comentar | favorito