Desculpem mesmo muito!

Ola ninas! Como têm estado? Espero que bem! Peço imensas desculpas por esta ausência mas não estive em casa desde o fim-de-semana (fui ao Algarve) e por isso não tenho postado. Isso e os profes estãoa  apertar imenso e net só mesmo dez minutos á noite! Tenho imensas coisas para vos contar, desde já agradeço os comentarios agradáveis e simpáticos que tenho tido e ainda bem que estão a gostar do especial comunhão e baptizado.

 

Além disso queria dizer-vos que vou fazer um post especial sobre como conseguir recuperar o ano escolar neste periodo. Vai costar bastante conseguires se tiveste notas mesmo baixas mas, se te esforçares e seguires estas dicas vais conseguir. Se quiseres ver as minhas dicas e comentá-las, continu a ler, vais ver que funcionam! Lembra-te não vais passar sem te esforçares!

 

 

1- ROTINA

 

É muito importante teres um rotina. A minha é muito simples: durante a semana ás nove e meia da noite estou na cama. Faço meia hora de exercício e demoro apróximadamente mais meia hora a dormecer. Ao fim de semana, á meia noite mais tardar tenho que estar na cama (excepto as sextas que tenho as minhas series gravadas como a Miss Marple, Castle e Conducta Suspeita!). Nas férias quebras essa rotina mas em aulas quer em fins de semana, quer á semana, fixa horarios para o teu corpo se habituar.

 

2- ENERGÍA

 

Para teres energía e aguentares o ritmo escolar, além de descançares nove horas como mínimo (estás em crescimento, oito horas é só para adultos!). Outra coisa a evitar é saltares o pequeno almoço. Ficarás sem força, com fraqueza, défice de atenção, só pensarás em comer, o teu corpo não queimarás as calorias necessárias e por isso evita a todo o custo saltares refeições, sobre tudo o pequeno almoço. No Inverno, come torradinhas com manteiga, leite quente sozinho ou com alguma coisa e uma laranja. No verão, podes fazer uma taçinha com cereais integrais, uma fruta que gostas (a minha são os morangos) e iogurte natural. Assim comes tudo em um (prepara isso num muesli por camadas).

 

3- PLANIFICAÇÃO

 

Não esperes bons resultados sem planificares! Estabelece metas, objectivos, horas de estudo, horas de lazer e, se fores "nova" nas planificações pendura na tua parede da secretária. Com horas de estudo, refiro-me ao tempo de fazeres os TPC's e um pouco mais para reveres matérias. Eu faço geralmente duas horas e nas semanas de exames é das quatro ás sete e até antes de dormir!

 

4- ESPONJA

 

Sabes aqueles alunos que não estudam e absorvem a matéria toda? São as esponjas. Se quiseres ser uma (que não deixa de fora a parte de estudar) tens que prestar muita atenção e tirar apontamentos. Se fores como eu, e escreveres á pressa muito mal, leva um bloco de folhas brancas para a escola e em casa passas a limpo. Estudas e absorves matéria. Com o tempo vais melhorar nesta "arte".

 

5- TRABALHOS

 

Se há coisa mais importante que os testes? Sim, o trabalho diário! Se fizeres todos os dias os trabalhos, entregares tudo a tempo, chegares a tempo e horas já tens pelo menos mais um ponto!

 

6- COMPORTAMENTO

 

Não sei se na vossa escola o comportamento é avaliado mas na minha geralmente é de um vale 20% para a nota final. Porta-te bem e podes ter mais dois pontos! E agora vem a dica da graxa. Para dares graxa tem em conta está dica, elogia uma coisa! Se disseres: "Professora esse colar é lindo" depois não digas "Fá-la parecer mais nova", porque parecerá que estás a dar graxa e estarás a indicar que a professora parece velha.

 

7- MÉTODO

 

Arranja um método de estudo. Eu faço sempre muitos resumos e quando chega o teste sei tudo porque tenho esquematizado na cabeça tudo. Pede aos professores ajuda, parecerás interessada e aprenderás mais. Eu quando estudava os ossos, não conseguia memorizar então inventei uma canção e funcionou. Outra ideia é fazeres cábulas a fingir. Prepara as tuas cábulas em papel e finge que são mesmo cábulas, antes do exame deixa-as debaixo da mesa. Se escreveres e aprenderes do que escreves conseguirás lembrar-te de tudo (fiz cábulas num exame e não as usei porque sabia tudo e tive muito boa nota, funciona!).

 

8- EXAME É EXAME

 

Eu sou considerada um "cráneo" na minha aula (o que eu acho mentira porque não sou assim tão esperta mas em fim) e o que eu faço nos exames é pedir aos professores que me metam num lugar longe dos outros porque um exame é exame e não vou sair prejudicada por causa de outros. Querem ajuda? Eu ajudo antes e depois do exame, durante o exame? Esqueçam!

 

Se te lembrares destas oito dicas vais ter boas notas, passar e deixar-te muito orgulhosa!

publicado por Daniela às 19:09 link do post | comentar | favorito